Na hora de alugar um imóvel é fundamental conhecer as diferentes formas disponíveis de garantias locatícias. Mas, antes de falarmos de cada uma delas, é importante saber qual é a função desse instrumento no contrato de aluguel, tanto para o proprietário do imóvel quanto para o futuro inquilino.
Em um contrato de aluguel, a garantia locatícia funciona como uma proteção, principalmente para o proprietário, pois minimiza os riscos de fraude, bem como atrasos no pagamento do aluguel ou mesmo para cobrir possíveis danos e/ou depreciações no imóvel após a saída do morador. Da parte do locatário, é possível escolher uma das formas disponíveis no mercado imobiliário: fiador, seguro fiança, caução (conhecido também como depósito-caução), título de capitalização e o mais recente, o pagamento com cartão de crédito.
Formas de Locação
Existe a possibilidade de firmar o contrato sem nenhuma garantia, sendo esta uma escolha arriscada, pois não confere nenhuma segurança para ambas as partes. De um lado o proprietário, que não terá a garantia do pagamento do aluguel e, de outro, o locatário, que não estará isento de imprevistos como o de ficar sem uma segurança de moradia. Cada imobiliária escolhe as formas que melhor convém, por isso, é importante a pessoa que pretende alugar – dono e/ou locatário – verificar antes de fechar o negócio.
Para a Prime Santos Imóveis – especializada em locação e venda de imóveis em Santos – é importante trabalhar com as principais modalidades de garantias locatícias, pois existem diferentes perfis de imóveis, proprietários e, principalmente, locatários, tendo como missão viabilizar um bom negócio para todas as partes.
Mas, como funciona cada modalidade?
Fiador
Uma das formas mais tradicionais, esta modalidade possibilita ao futuro inquilino indicar um responsável para assumir seus débitos e inadimplências, caso não consiga pagar. O fiador adquire despesas como aluguel, condomínio, IPTU, danos ao imóvel, entre outras. Para se tornar um fiador é preciso comprovar a renda, não ter restrições no nome, bem como ter uma idoneidade financeira. Enfim, é uma forma de assegurar que a pessoa irá assumir eventuais dívidas que o locatário não cumprir.
Seguro fiança
Neste caso é possível fazer uma apólice de seguro, visando cobrir os custos previstos durante o fechamento do contrato de locação. Para conseguir contratar a apólice, é preciso ter os dados cadastrais aprovados, em uma análise realizada pela própria seguradora, que irá comprovar a renda e a ausência de restrições. A aprovação de valores e coberturas solicitados pode variar de seguradora para seguradora.
Caução
O depósito-caução é hoje uma das garantias locatícias mais conhecidas. É necessário fazer um depósito de 3 a 6 meses de aluguel. O valor será registrado e regulamentado em uma caderneta de poupança administrada pelo Poder Público. Ao final do contrato e, após a saída do inquilino e inspeção do imóvel, o locatário receberá o valor reajustado de acordo com os rendimentos atuais.
Na garantia depósito-caução pode ser usados também bens imóveis ou móveis, registrados no Cartório de Títulos e documentos.
Título da Capitalização
A garantia Título de Capitalização funciona como um investimento, no qual o banco entra como se fosse um ‘fiador’. O locatário adquire um título de capitalização, efetuando o pagamento de um valor mensal. Ao final do contrato ele recebe o valor integral com os devidos reajustes.
Cartão de crédito
Essa é uma opção que vem ganhando cada vez mais espaço na preferência dos locatários. Isso porque a garantia locatícia com cartão de crédito oferece agilidade aliada a comodidade, seja na locação de imóveis residenciais ou comerciais. De acordo com a Prime Santos Imóveis, que atua hoje com a CredPago, essa é uma modalidade muito mais simples e não exige terceiros na locação do imóvel, bem como comprovação de renda, evitando um longo caminho de burocracia e aprovações. Além disso, é um processo que permite fazer a locação de forma segura, rápida e, o melhor, 100% online. ‘É uma opção que segue uma tendência mundial, que utiliza a tecnologia como principal aliada. Desde a escolha do apartamento à assinatura do contrato, tudo é feito sem sair de casa’, destaca os sócios-fundadores da Prime.
Saiba mais sobre as garantias locatícias que a Prime atua, e escolha a melhor que se encaixa ao seu planejamento financeiro!
- Artigo Anterior [Vídeo] O papel do Jurídico no Processo de Compra e Venda
- Próximo Artigo Comprar Apartamento na Planta em Santos Vale a Pena?