Você pode nunca ter ouvido falar em interveniente quitante, mas esse processo é muito útil quando o assunto é agilizar uma negociação de compra-venda de um imóvel, tanto para quem deseja vender uma casa que ainda está pagando as prestações quanto para quem deseja comprar uma propriedade usando crédito imobiliário, mas a mesma ainda está como um bem de garantia.
Afinal, como ocorre o interveniente quitante?
De uma forma bem simples, o banco onde o comprador irá pegar o crédito imobiliário paga o saldo devedor do antigo proprietário junto à instituição que concedeu o primeiro empréstimo, repassando apenas o valor residual referente ao montante total da venda, no caso, o vendedor recebe a diferença do abatimento das parcelas ativas. Após isso, o futuro dono poderá fazer um novo financiamento do imóvel recém-adquirido.
De acordo com a Prime Santos Imóveis esse é um processo que ajuda e, muito, em algumas transações, pois nem sempre a pessoa interessada em comprar uma casa ou apartamento tem o valor total à disposição, no passo que o antigo dono precisa quitar o financiamento vigente antes da venda. “Isso tem facilitado as negociações, visto que somente no ano passado foram quase 140 mil propriedades adquiridas por meio do financiamento, segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança – ABECIP”, destaca os sócios-proprietários da Prime, imobiliária especializada na venda e locação de apartamentos localizados nos principais bairros de Santos, litoral paulista.
Vale destacar ainda que é importante que ambas as partes entendam como funciona o interveniente quitante, já que uma propriedade não pode estar ao mesmo tempo como garantia em duas instituições financeiras.
Como faço?
Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo: Matheus vai comprar o apartamento da Luciana, mas como não tem o valor total precisa financiar uma parte. Já Luciana tem interesse na negociação, mas ainda não terminou de pagar o financiamento atual. Nesse caso, poderá ser realizado o processo de interveniente quitante. Matheus utiliza o ‘Banco A’ e Luciana o ‘Banco B’. Logo:
- O ‘Banco A’, responsável por realizar o interveniente quitante, irá efetuar o pagamento do saldo devedor de Luciana, que receberá o valor restante referente ao total de compra e venda, dando como encerrado o contrato com o ‘Banco B’.
- O Matheus poderá firmar um novo contrato de financiamento com o ‘Banco A’, se responsabilizando pelo pagamento do imóvel.
Apesar de esse processo agilizar um longo caminho burocrático, é preciso fazer os devidos registros e trâmites de um contrato normal de compra-venda.
Você tem um imóvel ou deseja comprar?
Nós te ajudamos. A Prime Santos Imóveis é uma empresa que tem experiência no mercado imobiliário e conta com uma equipe de especialistas na compra-venda de propriedades nas principais regiões da baixada santista. Por isso, juntos podemos definir a melhor negociação para seu imóvel. Fale com um especialista Prime.
Gostou do artigo? Comente! 😉
- Próximo Artigo As Vantagens de Comprar Apartamento Modernizado em Santos